sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson um inovador

Falar da morte de Michael Jackson pode soar estranho para este BLOG, mas seu perfil foi um dos mais inovadores na mídia mundial.

Michael Jackson segue a risca todas as caracteristicas de um outlier segundo Michael Gladwell:

minimo de 10.000 horas até a carreira solo
apoio da familia
talento para música e dança e muita determinação (“efeito Mateus”)

O resultado é o surgimento de inúmeras inovações que influenciaram fortemente a década de 80, na música, moda, dança, estilo.

A primeira inovação foi a famosa e dificil coreografia “moon walk” exibida no show dos 25 anos da gravadora Motown; http://www.youtube.com/watch?v=8VASYhabHkM

Outra inovação a partir da parceria com Quincy do primeiro album de sucessos “Off the wall” em que a mistura harmoniosa entre R&B e pop a outros ritmos modificou o cenário pop, em uma época pós Funk e Disco.

O segundo projeto da dupla, o disco “thriller” foi marcado por novidades como a inserção de solos de guitarra de Eddie van Hallen na faixa “beat it”, fazendo com que muitos fãs de heavy metal ouvissem a música para reproduzir o solo, e sendo até hoje considerado um mini solo com grau avançado de dificuldade.

Em uma época em que pop e rock eram universos distintos, dificilmente alguem seria tão ousado a tentar misturar solos de guitarras com teclados sob um ritmo, muito menos colocar artistas de R&B e soul no mesmo estudio que guitarristas de heavy metal.

A combinação de ritmos e harmonias musicais a partir de parcerias, permitiu que o resultado fosse uma inovação aberta que mudaria os conceitos de musica, moda e mídia da geração X, e separando definitivamente os anos 70 dos 80.

A outra inovação aberta foi o surgimento do video clip “thriller” produzido não mais como uma filmagem de performance musical, mas como um produto distinto seguindo padrões cinematográficos, porém sem se transformar em um musical como “a noviça rebelde”.

Dirigido por John Landis um cineasta com características únicas, especialista em filmes de terror e o estilo musical R&B e Soul music (foi o diretor e co-roterista do filme “os irmãos cara de pau” e no gênero terror o clássico “um lobisomem americano em Londres”) fez de uma mera música de terror um filme de média metragem que redefiniu o conceito da própria MTV que era de mostrar pequenos filmes de artistas cantando músicas, para um novo conceito artístico.

Posteriormente o sucesso foi repetido em 1987 com o clip “Bad” na direção de Martin Scorcese.
Na moda, luvas e chapéu tiveram uma sobrevida na moda contemporanêa depois de “off the wall”. A jaqueta de couro, antes preta ou marrom e de uso exclusivo de aviadores e motociclistas foi reestilizada em “Thriller” e “Beat it” ficando vermelha remodelada no corpo se tornando objeto de consumo. Um destaque para os cabelos cacheados e gliterizados sepultando de vez o penteado “Blackpower”.

Certamente muitas outras coisas Mr. Jackson fez, boas ou ruins, mas deixo isso para os blogs de variedades. Ele parte, mas seu legado de inovação fica !

Um comentário:

  1. Olá, como tivemos a mesma idéia de escrever sobre as características inovadoras do Rei do Pop, deixo aqui o link com o meu ponto de vista publicado na seção Especial do meu site: www.hartz.com.br
    Abraços,
    Bárbara

    ResponderExcluir